18 de dez. de 2006

Fim de semana

16/12/06

Fui com Robert ate Portsmouth numa galeria de arte para comprar o presente de natal de Bev. Portsmouth e uma cidade um pouco menor que Chesapeake, e fica do outro lado do rio de Norfolk. Temos que passar por baixo do rio para chegar ate la. A cidade e uma graca, preserva toda a arquitetura antiga, onde da pra se ter uma ideia de como eram as cidades americanas antigamente.

Gosto de conversar com Robert, acho que vemos o mundo de uma forma parecida. Ele participou do movimento Woodstock nos anos 60/70, e tem todo um jeito "hippie". Meus pseudopais sao americanos um pouco alternativos eu diria - debocham da propria cultura e politica americana, odeiam bush e televisao e mantem cuidado com a alimentacao.


Voltamos pra casa e so almocamos uma salada porque tinhamos uma festa de natal da associacao de carros antigos da qual eles fazem parte. Estou adorando as saladas, deve ser porque descobri a grande variedade de molhos para saladas que existe aqui.

A festa era na casa de um casal de associados, em Virginia Beach. Assim que vc entra na casa, vc sente o cheiro quase insuportavel dos nada mais nada menos que 17 gatos que moram com eles. Fiquei pensando que um deles deve ter morrido em algum canto da casa e ninguem percebeu. Americanos adoram gatos - toda casa que visitei ate agora tem no minimo um - os quais nao sao meus animais preferidos, mas estou aprendendo a conviver com 3 aqui. Logo o anfitriao serviu um licor adocicado de cereja da Suica - gostoso apesar de eu nao gostar muito de cereja. A melhor parte do licor era poder respirar um odor agradavel a cada gole.

Depois de muita comida - ate provei carne de veado - e principalmente otimas sobremesas, ja estava comecando a me acostumar com o cheiro peculiar daquele lugar. As festas aqui sao muito fartas, e sempre com pratos e copos descartaveis - o que me faz lembrar o conceito das populares festinhas americanas. Definitivamente e um povo profissional em fazer suas refeicoes rapido e em qualquer lugar sentado, e na arte de equilibrar pratos de plastico no colo.

Depois participei de um amigo secreto daqueles que voce pode ficar pegando o presente do outro. Voltei pra casa com um perfume da Victoria's Secret e duas ligacoes perdidas do egipcio.

17/12/06

Acordei as 7h30 para ir a Igreja Luterana que Bev e Robert costumam ir aos domingos. Nunca frequentei tanto igrejas quanto aqui nos EUA. Conheci Greg - marido de Lin que e piloto naval em Washington DC - e Benjamim - o filho cacula. Fui apresentada na igreja e como era minha primeira vez la, ganhei uma cruz e um bolo de banana de boas vindas - quase me converti neste momento.

Muito descontraida, a missa comecou com o pastor falando algumas gracinhas - americanos adoram se fazer de engracadoes ate mesmo dentro da igreja. Antes das cantorias timidas e do levanta-e-senta tipico de qualquer missa religiosa, todos tiveram que ir ate os mais proximos falando "peace with you" - praticamente uma dinamica de grupo.

Gostei de ouvir versiculos sobre John e Luke - ao inves de Joao e Lucas. Como ha uns 7 anos nao vou a igreja, exceto em cerimonias de casamento, nao tenho mais ideia de como e no Brasil para fazer comparacoes. Mas um dos fatos marcantes foi quando o pastor chamou todas as criancas presentes para a frente e tentou explicar que se elas nao fossem pessoas "boas" seriam vistas como a pessoa feia da figura que ele mostrava. Entao ele virou a figura de cabeca pra baixo e a imagem se transformou numa "princesa" - nao consegui ver nada disso mas foi o que ele falou. Enfim, o pastor insistiu que era assim que elas gostariam de ser vistas, por isso tinham que se comportar. Nao sei se a intimidacao e a melhor maneira de argumentar com uma crianca, muito menos relacionar isso a aspectos esteticos, ainda mais num pais de gordos.

No final, todos devem ir ao altar em circulo, se ajoelhar em um apoio especifico para rezar. Eu estava achando tudo muito divertido ate o pastor interromper meu autismo e me entregar gentilmente a ostea. Achei que nunca mais teria que passar por isso na minha vida. Lembro-me ate hoje da minha primeira e unica (e esperava que fosse a ultima) experiencia com ostea. Na cerimonia de "confirmacao" - a "comunhao" dos catolicos - ninguem tinha me apresentado a bendita quando o pastor chegou com aquela esfera fina que parece papel couche. Sem saber o que fazer, coloquei na boca e comecei a mastigar. Ainda bem que gentilmente o pastor tambem ofereceu uma taca de vinho - ou suco de uva maguary - que ajudou a descer o negocio. O fato e que passei o dia inteiro com pedacos de ostea entalados na minha garganta. A parte boa e que a gente aprende e dessa vez eu esperei o negocio dissolver - a parte ruim e que eu prometi reduzir o carboidrato.

Ja que nao deu pra evitar o carboidrato, fomos ate o "Panera Bread" - uma confeitaria calorica recheada de doces amanteigados que Bev, Robert, Lin e Greg costumam ir todo domingo tomar o breakfast pos igreja. E incrivel como tudo e grande e calorico, pedi um capuccino e veio um balde de cafe com leite. Fora que aqui em todo lugar vc pode ficar repondo a sua bebida - pena que nao se aplica para as alcoolicas. Nao bastasse os cafes, chas e refrigerantes em copos plasticos GG, vc ainda pode se servir a vontade pelo preco de um. Nao e dificil explicar porque eu estou no pais da obesidade.

Logico que nao almocamos. Hoje a festa de Natal comecou as 15h - estava cheissimo de gente e principalmente de comida. Nao tenho como descrever a variedade de comidas que nao parava de chegar e sempre vinham coisas diferentes. Petiscos mexicanos, atum, paozinhos com varios acompanhamentos diferentes, cookies, brownies, bombons e mais uma infinidade de sabores.
Tudo sempre com pratos e copos descartaveis - inclusive para beber o vinho - e uma superlotacao de americanos comendo loucamente ate ir embora.

Uma chamada nao atendida do egipcio. Se a progressao aritmetica estiver certa, agora ele desiste.

4 comentários:

Admin disse...

Hellow você!!!
Não pude deixar de ler todos os teus relatos desde o início. Deve estar sendo uma experiência bem agradável pelas tuas palavras.

Não quero te deixar com inveja, mas eu tenho acentos!! láááá tezãããããooooooo neh darling?? hehehe

Continau escrevendo que tá bem legal.
Beijo enorme e boa sorte =D

Admin disse...

hehehe não escrevi antes, mas é o Gago q tá escrevendo tá uIAhiouHAuihAuhIUAl, só pra ter certeza já q Tiago não é mt associado à minha pessoa hUAihIUAhIUOA bzo!!

Ana disse...

dae Dinão....mtas histórias hein? Nossa...gatos...vixi...eu não sei se conseguiria conviver c/ eles!!! :P

guriaaa...novidades do brasil...curita...puc...pp...haha...mto calor...e ontem...domingão no menina dos olhos...c/ mta risada...bera...ou melhor baldes de bera!!! hahaha....faltou vc dineeee...não se preocupe...a gnt falou bem de vc ;]

bjo guria!!!!

Ana disse...

ah....veja uma das fotos lá no flog...

www.fotolog.com/anaflawia

bjoo